O LIPE Idiomas premia livro - LIPE Idiomas - Instituto de Idiomas em Araguaína

O LIPE Idiomas premia livro e incentiva a leitura através do primeiro prêmio LIPE Readings de incentivo a leitura

O Primeiro Prêmio “LIPE Readings de Incentivo à Leitura” vai para o Livro Literário Infantil: “O Mago Betuxo e a Bolha de Sabão” em live via Youtube no dia 05/12/2020

O livro literário infantil é a primeira obra do gênero do professor Bruno Gomes. Pois, ele sempre se dedicou aos textos acadêmicos. Agora, veio o desafio de escrever de dentro do maravilhoso mundo infantil. Portanto, temos o prazer de colaborar com essa aventura. Assim, é com muito orgulho que o LIPE Idiomas premia o livro de literatura infantil do o autor. 

Primeiramente, as crianças do Brasil agradecem ao professor Bruno Gomes pela iniciativa. Pois, já possui um currículo e uma carreira extensa na academia. Portanto para ele receber a tarefa de escrever um livro para crianças, com certeza, traz mais brilho ao seu trabalho. 

Surpreendentemente, com mais de 30 livros publicados em três idiomas, títulos, prêmios, troféus, e medalhas, neste novo livro surge um novo autor. Desta forma, com uma nova inspiração contagiante para pequeninos. Também contagia as eternas crianças, e foi nesse espírito que o professor escreveu “O Mago Betuxo e Bolha de Sabão”. 

Na literatura infantil, quando damos as mãos a magia acontece. Assim o LIPE Idiomas lança o primeiro prêmio LIPE Reading de incentivo a leitura .

O LIPE Idiomas premia livro

O primeiro prêmio LIPE Readings de incentivo a leitura.

Assim, em parceria com o médico pediatra Paulo Roberto G. Lima, o livro tem o propósito de canalizar a leitura para o bem-estar. Pois, com vontade de proporcionar a diversão a quem precisa de saúde: “Não adianta ter só capa e não ter conteúdo. Portanto, não adianta estudar e não espalhar o conhecimento. Logo, todos os tipos de saberes devem ser usados para o bem, para transformar vidas”- diz o pediatra. 

Então, Bruno Gomes se empolga com o convite para escrever uma obra de ficção infantil. Pois, ela nasceu a partir do desejo de ajudar no tratamento de saúde de crianças carentes em um hospital público do Estado do Tocantins. Assim, os autores apostaram no viés terapêutico da literatura. Dessa maneira, mostram-se socialmente engajados: “A ideia é levar ludicidade, amor e amizade às crianças carentes nesta pandemia”. 

A literatura infantil é a base para o desenvolvimento saudável da sociedade por isso o LIPE Idiomas premia e incentiva essa iniciativa.

Logo, o livro apresenta singularidades da escrita literária infantil e universal. Com 09 capítulos, que intercalam imagens e escritas lúdicas, O Mago Betuxo discute temas do dia a dia  que se desenham de maneira leve em cada capítulo. 

Assim, os elementos da narrativa são de pura fantasia, apresentando personagens planas e enredo simples. São divididas em três partes, no tempo passado e foco narrativo em 3ª pessoa. Logo, esta estrutura fabular contribui para uma leitura fluida. Portanto, a mesma pode ajudar, de maneira mais próxima, na compreensão da leitura e dos sentidos por parte da criança. 

Desta forma, as personagens foram criadas a partir das interlocuções com crianças de um hospital infantil, em Palmas, capital do Estado do Tocantins. Portanto, a ideia era transformar os seres que existiam na literatura oral dessas crianças em personagens fictícios e literários. Logo, atribuindo-lhes pontos relevantes do universo da fantasia. 

Então, como o livro é para crianças de até 09 anos, teve o cuidado de estar conivente aos leitores dessa faixa etária.  Ou seja, o texto está tanto no sentido pedagógico, quanto no sentido psicológico. Para isso, contou com a colaboração de psicólogos, pedagogos e demais profissionais ligados à educação, os quais constituem o Conselho Editorial.

Para LIPE Idiomas premiar o livro de literatura infantil é incentivar a leitura

Em segundo lugar, durante sua carreira como escritor, Bruno Gomes sempre se recusou a escrever literatura. Pois, alegava que não tinha a pretensão de conduzir seus manuscritos para essa vertente.

Acima de tudo, ao aceitar a empreitada de redigir as peripécias do Mago Betuxo, o pesquisador revela ter se apaixonado pelo ofício e diz ter realizado um sonho. Contudo, afirma que uma das maiores dificuldades que teve, ao redigir o referido livro, foi “encontrar a simplicidade das palavras, das coisas e das ações”. 

Assim sendo, pelo caráter social da proposta da obra, pela trajetória bem-sucedida de 17 anos dedicados à educação e às letras e pelas relevantes contribuições que prestou ao ensino superior do Tocantins, o Instituto LIPE Idiomas tem a honra de conceder ao Dr. Bruno Gomes o prêmio “LIPE Readings de Incentivo à Leitura”. 

O LIPE Idiomas é uma instituição de renome no ensino de línguas localizado na cidade de Araguaína, Tocantins, em que todos os desdobramentos advindos do ensino-aprendizagem idiomática, sejam eles de natureza cognitiva, psicológica e terapêutica, são elementos propulsores para sua excelente solidificação no mercado, se destacando entre as demais empresas do mesmo ramo. Além disso, agrega também atendimentos psicanalíticos, sob a perspectiva junguiana, o que retoma a ideia de articulação entre leitura, idioma, cognição e saúde mental

Logo, o Professor Gutemberg Raposo, idealizador e diretor do LIPE Idiomas, foi o primeiro incentivador para que esta menção honrosa pudesse se concretizar. Para o professor, reconhecer a relevância do trabalho de Bruno Gomes junto ao Estado do Tocantins é fazer jus ao trabalho de todos os profissionais que muito fazem pela educação do Norte do Brasil. Portanto, o LIPE Idiomas premia o livro de literatura infantil com muito orgulho em poder estar reconhecendo e incentivando trabalhos como esse.

É com muita honra que promovemos a leitura, especialmente através da literatura infantil.

Dessa maneira, para o diretor do LIPE Idiomas, o prêmio “LIPE Readings de Incentivo à Leitura” é merecidamente concedido ao Dr. Bruno Gomes por três motivos: 

1) em razão da proposta terapêutica do livro O Mago Betuxo e a Bolha de Sabão, que vai de encontro às estratégias pedagógicas do referido instituto, embasado em um engajamento social concreto através das artes e do lúdico;

2) por incentivar à leitura literária plurissignificativa, o que colabora também para um contexto favorável ao ensino-aprendizagem de línguas; e 

3) pela bela e inquestionável trajetória de sucesso de quase duas décadas dedicadas a todos os níveis da educação brasileira, sendo boa parte desse tempo exercido integralmente em solo tocantinense

Reconhecer a importância da leitura como ferramenta terapêutica é proporcionar o bem-estar e a saúde mental.

Em tempo, Gutemberg Raposo é Professor, Psicanalista, Hipnoterapeuta, Neuro-Linguística, Escritor e Redator do blog Análise Psicanalítica, além de diretor do Instituto LIPE Idiomas e do LIPE HC. É referência na sua área em todo o Estado do Tocantins e adjacências. Abaixo, um de seus trabalhos clínicos no tratamento comportamental infantil desenvolvido no LIPE HC Homeostasis Care Center

Por último, lançado pela editora VirtualBooks, O Mago Betuxo e a Bolha de Sabão reúne características da literatura universal estadunidense, europeia e brasileira. Pois, discute temáticas atemporais, tais como felicidade, amizade, bondade e convivência em grupos.

Assim, a história conta as aventuras vividas por Betuxo, um mago ingênuo e atrapalhado que tem como missão preservar o verdadeiro espírito infantil no reino de Avilândia. Em suma, a obra é para crianças de até 9 anos e tem o prefácio assinado pela psicóloga Almerinda Maria Skeff Cunha. 

Quero ser lembrado da LIVE

Abrir chat
Olá tudo bem?
Seja bem vindo ao LIPE Idiomas - Instituto de Idiomas em Araguaína
Quer saber sobre nossas promoções para os cursos online ao vivo e presenciais?